quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Beatlemania ou (a teoria do Rola-bosta)



A música talvez não tenha nada a ver com a histeria.


Escaravelhos (do latim vulgar scarafaius, variante de scarabaeus, pelo português antigo escaraveo) é a designação comum a insetos coleópteros e coprófagos (especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros), da grande família dos escarabeídeos (Scarabaeidae), besouros pesados e coloridos, na qual se incluem besouros grandes e o famoso escaravelho sagrado (Scarabeus sacer), adorado pelos antigos egípcios. Há cerca de 30 mil espécies de escaravelhos no mundo. As fêmeas de certas espécies (como as do escaravelho sagrado) preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. O escaravelho é também conhecido como escarabeu, carocha, rola-bosta (ver foto ao lado), capitão, coró, bicho-bolo e bicho-carpinteiro. No Egito Antigo, o escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o Além. O escaravelho rola-bosta leva seu excremento para sua toca e o come lá.


O macaco era a essência, mas no meio do caminho tinha uma lei - a do livre arbítrio (uma espécie de "Ventre Livre" nos primórdios) - e aí, a última tendência falou mais alto. Hoje, na verdade desde aquele tempo, o mundo se divide entre os rola bosta anônimos e os famosos.


Como?... Ah, não comes? É, mas rolar pra frente pra trás e de ladinho tu tem a manha, né féla? Claro que eu sei. Também pratico. O problema é quando vou ficar famoso.

2 comentários:

  1. Uma análise zooantropomórfica e coprofágica. Rolemos as nossas bolotas, pois!
    Só você, meu Garimpeiro, prá sacar essa! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, seu san, essa bosta, digo, esse pensamento eu carreguei, rolando, na volta do butiquim pra casa...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)