Em 1981, o grande Charlie Rouse e o não menos talentoso pianista Kenny Barron deram luz ao redondíssimo grupo “Sphere”, um quarteto dedicado a difundir a obra de Thelonious Sphere Monk. Da banda faziam parte, certamente, os amigos de longa data pela interação - baterista Ben Riley e baixista Buster Williams -, e o escrete permaneu em atividade até a morte de Rouse, em 1988. Na conta do allmusic.com, o quarteto lançou 8 álbuns oficiais e poucas semanas antes do falecimento do saxofonista, a banda havia realizado uma vitoriosa temporada no Village Vanguard. Embora o Sphere tenha começado como uma banda tributo, também realizou temas originais e standards de jazz durante sua existência. O quarteto gravou para a Elektra Musician, Red, e Verve (incluindo um conjunto de músicas de Charlie Parker no último álbum "Bird Songs" 1988). E teve um breve retorno aos palcos em 1997, com Gary Bartz assumindo o papel de Rouse, durante um festival de jazz em Atenas, na Grécia.
Sobre este que vem a ser o primeiro LP do Sphere, se há algo a lamentar a partir de sua audição, será o fato do muso inspirador, Thelonious Monk, ter morrido exatamente no dia em que “Four in One” foi lançado (17/02/1982). Isto porque mesmo os aparentemente escassos 35 minutos de duração deste que é um verdadeiro tratado sobre algumas monkianas, são um claro recurso que os artistas envolvidos nos dão para repetir sua execução, no mínimo 3 vezes. A conclusão é definitiva, pode acreditar: são os 35 minutos mais bem fundamentados da história dos álbuns tributo. Ou então vá, ouça e se puder, questione.
A postagem vai em homenagem ao meu amigo maranhoca, Érico Cordeiro, de quem tomei emprestado as primeiras informações deste texto e por mesmo sem querer, me lembrar que havia esquecido por tempo demais do grande pianista que é Kenny Barron. Valeu, mr.!
Bom, a faixa "demo" escolhida foi A Escolhida por motivos emotivos, destaco um estupefato eu mesmo ouvindo e repetindo o mesmo take várias vezes, enquanto virando a ampola de cerveja no butiquim da preferência repetia como um mantra "... O que é esse Buster Williams no baixo, karái...?!!! Que bôuom bom da porra, seu!" É que um músico fera não precisa de um solo de 30 minutos pra mostrar serviço, com alguns segundos dá-se, numa boa, a evidência.
Sphere "Four In One" 4 - Evidence
Good demais, Seu Mr. Sérgio!
ResponderExcluirE obrigado pela referência ao amigo - o barzinho agradece.
Este postado e mais outro já estão a caminho (cinco doletas cada, no Amazon - vendedores associados, é claro).
O Barron é craque e o Rouse é a alma gêmea musical mais constante do Monk - uma fina iguaria!
Valeu pela dica e estou ansioso pelos bichinhos!
Abração!
Valeu a visita, mr. Érico. Eis aqui o mais curto discaralhaço do planeta! Curto em termos, pois como disse, é impossível ouvi-lo da 1ª vez, menos de 3 vzs...
ResponderExcluirAbraços!
Tem razão, amigo, é bom pra caralho...
ExcluirVc tá que nem eu, né Sônico? Com uma preguiça pra postar...
ExcluirAbração!
Super Sônico:
ResponderExcluirBoa lembrança do Rouse. Ele é a alma gêmea do Monk.
E a Bike Sônica ? A chuva está atrapalhando ou já tem alternativa toldo ?
Um grande abraço.
Rapaz, é como eu disse nos comentários do Bossa +... "O Rio de Janeiro continua rindo! Tá de sacanagi essa cidade... Mas mesmo assim tá dando pra se virar, porque mesmo troçando d'eu, a música é a melhor e a paisagem resistente às nebulosidades e chuviscos ocasionais... Por falar nisso... Essa vai no paulistês, estarei pondo na vitrine uma "Bossa Nova Bachannal" (Charlie Rouse 1962) este domingo, craro, só di sacanagi.
ResponderExcluirAbraços, seu mestre Coimbra!
sir sônico,
ResponderExcluirboas festas...muito som e paz pros blogueiros, garimpeiros e tutti mondo...
abrçsons
Pituco san, como eu deixei o recado no blog do mr. Érico, não consigui comentar meu retorno no seu blog. Reforço aqui... Tudo de bão meu irmão!
ResponderExcluirsônico san,
ResponderExcluiragora sim...obrigadão pela visita e mensagem lá no rancho...ouço agora a radiola do érico san...com jimmy rowles...bom pacas
abrçsons e vamuquivamu
sônico san,
ResponderExcluir2012 vem chegando aí...é o ano do dragão, conforme calendário chinês...que na verdade só começa em fevereiro...
paz, saúde e muitas garimpagens...
abrçsons
Ei, amigo, tem como vc me mandar todas as faixas deste discaço???
ResponderExcluirFig, eu não vi publicado, mas já te mandei o link no seu blog, como disse lá espero q funcione.
ResponderExcluirAbraços.