domingo, 15 de julho de 2012

Tamba Trio (Brasil Saluda A Mexico) 1966



Qualquer crítico de música e digo qualquer do time dos que fazem a diferença, deveria deixar um álbum como esse falar por si. Assim como qualquer empresário do tipo que se preze - o que no ramo da música, guardadas as mínimas exceções, é um time de cabeças de bagre -, teria a obrigação de fazer com que um álbum desse calibre, jamais caísse no esquecimento. É um disco que o ouvinte pode deixar no seu play em função “repeat”, pelo dia inteiro. Álbum, ou melhor, obra que dispensa os mp3 com 100 milhões de músicas. Isto porque Brasil Saluda A Mexico, mesmo, na função repeat, bisando uma seleção de 11 faixas, se renova a cada audição. E olha que estamos falando de 11 clássicos da Bossa Nova. Cantados e tocados por uma infinidade de gente. Infelizmente a capa do LP, ao menos a que tive acesso, não fornece qualquer informação. A solução então foi confiar no wikipédia para creditar a formação do Trio, ao vivo no México, em 1966... Com Luiz Eça ao piano (e que piano! destaque absoluto neste show), Bebeto Castilho, corretíssimo, sem firulas no baixo e Rubem Ohana, esquentando os coros da batera. Solos fantásticos nas últimas faixas... É de impressionar também a reação inflamada da platéia. A impressão é de que o álbum foi gravado em estúdio nas primeiras faixas – não há aplausos ou ruído de público - e que em um determinado ponto, o povo acorda e já chega ao delírio. Mas, como já foi dito não há informação de capa sobre a técnica (certamente rudimentar) de gravação… Mas o áudio é o que promete a capa “Alta Fidelidad”. Enfim, “Brasil Saluda a México”, é um disco trilha sonora de uma Cidade. De um tempo que, como trilha sonora, deveria ser oficializado e, já que tá na moda, tombado pelo patrimônio histórico. Atenção: aqui quem fala não é um crítico de música. Nem um qualquer, tampouco um que faça diferença, por isso mesmo, isento do compromisso de ser profissional, não deixou o álbum falar por si. Mas numa época em que o que impera é o Tchu Tcha Tcha, obras deste nível de sofisticação precisam muito ser estimuladas. Agora vamos sentar e aguardar pra ver quanto tempo dura este link.

Tamba Trio (Brasil Saluda A México) faixa 2- Corcovado



Tamba Trio (Brasil Saluda A México) faixa 10- El Cierro


4 comentários:

  1. Mr. Sérgio,
    Em um país que preza sua arte e seus artistas, esse disco deveria ser doado a cada cidadão que saísse da maternidade, juntamente com um exemplar da Constituição.
    E olha que só ouvi as duas faixas postadas e não conheço o restante. mas se for tudo desse nível, é coisa para deixar fascinado o mais exigente ouvinte de jazz! Essa versão de Corcovado parece ter sido planejada e executada no Olimpo, com a sacrossanta ajuda de Apolo, o Deus da Beleza!
    Mais uma raridade que não se encontra por aí. Infelizmente, esse descaso não é coisa só nossa. Você vê no Amazon a quantidade imensa de discos fora de catálogo dos grandes mestres do jazz, e esses discos custam uma fortuna, geralmente só estão disponíveis cópias usadas.
    Continue a manter acesa a chama da nossa memória musical e pode colocar esse disco na listinha da Reco Records, viu?
    Luiz Eça merece uma estátua em cada cidade brasileira, juntamente com Johnny Alf, Tom Jobim, Pixinguinha, Elizeth, Dick Farney, Baden...
    Não deixe o samba (e a bossa, e o choro, e o jazz) morrer!
    PS.: Não esqueça do disco ao vivo do Dick Farney (aquele com o pequeno grupo, não o com orquestra - esse eu já tenho).

    ResponderExcluir
  2. É tudo nesse nivel, mr. e eu q soudado aos exageros, vos digo, é dos 10 melhores discos de bossa nova q já ouvi. E dez, pra não ser acusado de radical exagerado. Estou pro título do Sergio Mendes: "vc nunca ouviu nada igual".

    ResponderExcluir
  3. Caraca, eu tb não conhecia, mas o TAMBA sempre foi mesmo SENSACIONAL!

    ResponderExcluir
  4. O Fig, quanto tempo! Cê conseguiu baixar isso?

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)