terça-feira, 23 de outubro de 2007

ELDOPOP - PROGRAMAÇÃO 1





Recebi link sonoro além de outro de um site sobre a histórica rádio carioca que viveu (sempre no auge) entre o início e o fim dos anos 70 e deixou toda uma geração de jovens orfãos quando morreu, da mesma maneira misteriosa que nasceu. Como não fui autorizado a reproduzir (o texto, não o link sonoro) na íntegra, resolvi exercitar a própria memória com a ajuda do que me veio à mente lendo o scripit. Assim, o que teremos aqui é o que mais ou menos ouvimos nos raps. Não. Rima não! Sampler. Só que em vez de música, texto sampleado.

Parece que a galerinha interada nos sons de todas as épocas – a galera do milagre que a internet gera – anda lotando a página oficial da Eldopop (a tal rádio que fez a cabeça de onze entre dez garotos cariocas entre 1971 e 1978). No caso deste que samplea o texto original, estava eu entre os meus 11 e 18 anos. Eu que vivo conectado na Rede, e nem sabia que a Eldopop tinha uma página... Enfim. Voltando as vacas magras, diz a fonte do texto oficial: “Para mim, isso é uma grande surpresa, pois, quando ela (a página da Eldopop) foi criada, achei que nem mesmo os ex-ouvintes apareceriam por aqui, afinal a vida mudou muito, em relação àquela época...” Pois é.

Para quem não é da época ou não estava no Rio de Janeiro, vamos tentar passar uma idéia sobre ela:

Num dia qualquer de um mês idem, uma rádio começou a tocar roquenrou e os chamados rock progressivos e não parou nunca mais... “Aquelas músicas tocavam durante toda a programação normal, de 20 horas diárias”. Aliás, eram quase 20 horas todos dias e não havia locutores! Raríssimos eram os comerciais e mais raras as notícias. Estávamos nos anos 70, lembra? Notícias não eram bem vistas pelo establishment. Isso tudo durante quase 7 anos... (1971 a 1978). As músicas eram gravadas em fitas de rolos, em "seqüências", e havia fitas com 2, 3, 4, 5 e até 6 músicas. À medida que os novos ouvintes iam se habituando à rádio percebiam que após a música X, sempre tocava a música Y. Eram as tais seqüências. Quando conhecíamos os autores, era mais ou menos assim: “Depois desse Yes” – dizíamos – “quer apostar que vem aquela do Led Zeppelin?” Vagabundo até casava grana, entre um tapa e outro. Eu disse tapa? Ato falho, quis dizer entre um take e outro.

“Acontece que naquele paraíso musical havia um problema: as músicas não eram identificadas; as seqüências eram jogadas no ar sem identidade, sabe-se lá a verdadeira razão”... Então, a mulecada, éramos milhares de adolescentes que pouco entendíamos de Rock e que muito menos conhecíamos sobre o que acontecia no mainstream na gringa, começamos a gravar fitas e mais fitas com as músicas da Eldopop. Como a Basf deve ter faturado com a gente na época!... “E cada um dava o seu jeito para rotulá-las. Eu, por exemplo, tenho fitas K7 onde se lê "música do carro", "aquela do órgão", "violão e gaita", etc. Só após alguns anos, descobri que a "música do carro" é "Autobahn", do Kraftwerk. Todos tínhamos a mesma dificuldade e uma boa parte do repertório Eldopópico continua desconhecido até hoje. Ou melhor, nessa de baixar e redescobrir álbuns e novas-velhas na internet, acontece muito de ouvintes da rádio, de repente se lembrar: “Ah então aquela vinheta da madrugada era o Greenslade?”Ah, então aquela canção linda de 20 minutos era do Caravan?”

Encerro este mix do texto dando a palavra a seu dono oficial: “E, como a maioria dos ouvintes nunca deixou de gostar delas (as músicas misteriosas da Eldopop), a esperança de conseguir identificá-las todas um dia, nunca nos abandonou.”

Pois é, estamos aqui, ainda à procura do reconhecimento de boa parte delas...

Aqui link para essa história na íntegra:

E aqui você baixa a 1ª parte da programação. Aprox. 70 minutos. Mas o charme, pros iniciados, está nas vinhetas. Hello, crazy people, Big Boy estava lá!
... Quer um lencinho, mermão?

37 comentários:

  1. Olá, Sérgio,
    depois eu passarei por aqui com mais calma para curtir os posts.
    Abraços,
    Salsa

    ResponderExcluir
  2. Graaande, Salsa! Sê benvindo. Conheceno (+ ou -) seu gosto: vá direto ao Brazilian Mancini. Um bom álbum ou, no mínimo, uma imensa curiosidade. E nos comments veja a 1ª pendenga que ocorreu, logo na estréia do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia da existência da Eldopop. Lia na revista pop (lembra?), creio que a única revista do período voltada para o surf e para o rock'n'roll. Não ouvia, pois morava "na roça".

    ResponderExcluir
  4. Aí, Serginho, matou a pau! As fotinhos de época do Pier, também foram um achado. Agora quedê aquele lencinho, pô!
    Fernando 'Francês'

    ResponderExcluir
  5. Soube do blog através do Salsa e do Vinyl. Baixei o disco do Tom. É uma curiosidade e tanto. Os colecionadores agradecerão eternamente.

    ResponderExcluir
  6. Isso aí, cd, frequente-nos, por quê mistérios (em forma de raridades) sempre há de pintar por aqui.

    ResponderExcluir
  7. em breve te mandarei os 44 outros volumes da colecao eldo pop ok prefiro ficar no anonimato valeu

    ResponderExcluir
  8. Sergio parabéns...fiquei emocionado com o que vi....Um brinde
    O Águia

    ResponderExcluir
  9. sergio fiz também comentarios em outro...lá no final
    Brinnnndddee
    O Aguia

    ResponderExcluir
  10. Caramba, "secreto" anônimo, os 44 outros volumes??? Tou dentro! É só combinar a bat-hora e local. Estarei de óculos escuros (pois estou sem colírio), sobretudo preto e camisa tricolor.

    ResponderExcluir
  11. blog my generation vc vai gostar

    ResponderExcluir
  12. Cadê o endereço, moço? Com my generation pelo google aparecerão mil opções.

    E cadê o secreto anônimo com os meus 44 volumes de ELDOPOP?

    ResponderExcluir
  13. Com certeza, a melhor rádio rock de todos os tempos 98,1 no seu dial. Pelamordedeus, que nenhum neófito vá sintonizar essa frequência hoje pois vai tomar um banho de brega!
    Abrações.
    Edson d'Aquino

    ResponderExcluir
  14. Grande postagem!

    Cebolinha

    ResponderExcluir
  15. Grande Eldopop. Vc, Edson, é um que imagino tenha colecionado fitas com a música do carro, do vidro quebrando na abertura... Realmente eu limbro que ficava doido de não saber quem tava tocando isso ou aquilo. Talvez tenha até ligado prá rádio, não lembro. Mas fita identificada como está no texto que não é meu!, lembro e se vacilá ainda acho umas perdiadas no meio das tralhas do passado.

    ResponderExcluir
  16. A gata d topless me agradou.

    LP

    ResponderExcluir
  17. Então temos o 'cd' e agora o 'lp'. Se não fosse o Sônico queria brincar de ser o cassete.

    Tudo era lindo na paisagem do Rio dos 70, amigo. Até o Pier, aquela cicatriz bizarra adentrando o mar, desenhava ondas simétricas uma atrás da outra. Ê tempo bão...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/4/08 17:06

    Caramba Sergio agora vc me colocou num adorável tunel do tempo, viajei pela dobra tempo-espaço e me vi lá nos dificeis anos 70 esperando chegar a noite, quando a recepção tinha menos interferência, pra gravar minhas basf de dióxido de ferro. UFFAAA essa bateu!
    Valeuuuuuuuuuuuuuu

    Jazzman-rj

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Andei cutucando essa internet de meu Deus, tentando ouvir algumas músicas da Eldo Pop, mas...caramba, é difícil, hein?
    Comecei ouvir a rádio em 1976/77, e sei que existem músicas que eu nunca mais vou ouvir, como por exemplo, uma puta banda portuguesa (sim, de Portugal mesmo !), c/ uma vocalista fantástica, uma música de qualidade, melodia e letra impecável.
    Imagine a pretensão minha querer ouvi-los de novo...
    Depois que a eldo pop acabou, tive que me contentar c/ a "maldita", mas não tinha muito progressivo, mas amava os "rokinrol" também.
    Daí, passei à ouvir a Globo FM, muito boa, conhecí bandas maravilhosas (Love & Money), etc...aí, acabou a rádio, que passou p/ "nova" globo FM, uma porcaria, por sinal..
    Bem, enfim: O que vc pode me sugerir p/ encontrar essa banda portuguesa que tocada na Eldo Pop?
    Desde já agradeço sua atenção, tá?

    clara.vital@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  20. Clara Vital, a internet é uma das grandes criações nossas que, certamente, conta com a chancela de Meu Deus! Só que você está atrás de "uma banda Portuguesa dos 70s que tem uma vocalista...". Isso com certeza, sem uma identidade, é quase uma incógnita. Mas há pistas! Vc deixou algumas. Te prometo que tentarei desvendar esse mistério? Se minha palavra valer alguma coisa procê.......

    ResponderExcluir
  21. olá,
    a Radio EldoPop está transmitindo na net.

    www.eldopop.com.br

    abraço!

    ResponderExcluir
  22. Talvez a portuguesa seja a Lena d'Agua. Mas não lembro de ter tocado na Eldopop e sim na Fluminense FM

    ResponderExcluir
  23. outra que tb tocava direto na eldopop, era com o refrão "one nigth in paris", meio que c/ o vocal da galera do Queen...e a música era fantástica...alguém conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 cc ...UNE NUIT A PARIS (One Night In Paris) 1975 by 10cc

      Excluir
  24. Pô, anônimo, sacanagem ñ assinar seu nome com essa sua boa intenção de ajudar a Clarinha Vital...

    Pô, Clarinha Vital, sacanagem... A gente nem resolveu o problema da portuguesa e vc me aparece com "one nigth in paris"? Como diria o Hubert Henrique Cardoso: Assim não pode. Assim não dá!...

    Anônimo(v se se assina) e Clarinha: Baixei algo da Lena d'Agua, só não tive tempo de ouvir ainda, mas se for bom, posto em vossas homenagens.

    ResponderExcluir
  25. olá,
    essa música que a clarinha quer saber se chama "une nuit in paris" e é do grupo 10CC.
    abraço
    Rádio Eldopop

    www.eldopop.com.br

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. ahh, detalhe: achei no vagalume!

    ResponderExcluir
  28. é, galera...não acho essa tal de banda mil milhas de jeitemanêra..
    e o tal une nuit in paris do 10CC, tb tá ruim de achar..
    êita, veiaria, sô...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse lp saiu no brasil... como trilha sonora de um filme
      em cd como coletanea, as melhores de 10cc

      Excluir
  29. Clarinha, está tudo no soulseek. Sou maníaco. Em se falando de música tenho que conhecer. E pra conhecer é preciso ter. Já baixei o 10CC com "nuit in paris". Claro q ainda não deu tempo de ouvir. Mas cobre-me q te passo o link proce baixar.

    Sobre a Banda Mil Milhas vou por na busca agora no soulseek. Mais vc tbm pode tentar pôr o nome das bandas q procura no google com a extensão "blogspot", já tentou isso?

    ResponderExcluir
  30. Ai, gente...desculpe pela informação errada...essa banda "mil Milhas" não tem nada a ver c/ a que tocava na Eldo..(ví no vagalume, porém, a letra é bem parecida!)..e a do 10CC realmente é a da eldopop!
    Só faltou mesmo a da portuguezinha...
    bj!

    ResponderExcluir
  31. Gente, a banda portuguesa que tocava na Eldopop, é da Lena D´água, e a música é sete beijos dos teus...
    valeu, galera!
    bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  32. www.eldopop.com, www.eldopop.net.br, www.eldopop.com.br

    ResponderExcluir
  33. ola velhos jovens roqueiros, alguem poderia me informar se a musica inside the dream com o grupo pole tocava na programaçao da eldopop, obrigado. abraços.

    ResponderExcluir
  34. Brodi, não conhecia essa banda não. E tbm não dá pra lembrar de tudo. Principalmente o tudo de obscuro que tocou na Eldopop. Mas se não tocava tinha tudo pra tocar. Bom som viajante. Valeu a dica inclusive.

    ResponderExcluir
  35. em tempo: este blog encerrou os trabalhos ha no mínimo 4 anos. comentários aqui são raríssimos, certamente foi isso q me deixou curioso com o seu. abraço!

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)