sexta-feira, 17 de outubro de 2008

É MAIS LÁ EM BAIXO O BURACO



(...)"E é por isso que eu não consigo entender como algumas pessoas são tão egoístas e gostam de viver sozinhas. Quer dizer... Eu não sou das pessoas mais sociais possíveis, mas eu tenho amigos e algumas pessoas que me rodeiam são de extrema importância pra minha formação a cada dia. Se não fossem elas, talvez eu não fosse como sou hoje. Assim como o que escrevo, se não fossem as pessoas, eu só teria uma interpretação de mim mesma." (Kari)

O outro é o fim e o princípio de tudo na vida, companheira. Egoístas, estúpidos, são aqueles que pensam apenas o indivíduo como um fim. Se ser algum (inclua-se os vertebrados) é capaz de procriar sozinho, também se torna incapaz até de matar se assim o desejasse. Que finalidade pode haver em matar, não houvesse o algoz que merecesse o fim? Que prazer até no sexo, o solitário encontraria, não houvesse a perspectiva do desejo ao lado, por de trás do buraco da fechadura? Um indivíduo só, não necessita nem atmosfera simplesmente porque não há quem orbite! E sem atmosfera, que clima insosso fica nisso, não? Nem tampouco sustentação se pode ter, afinal, no vácuo, as leis tendem à parte alguma. E não ouse discutir a essencialidade das leis, anarquista! Afinal, já reinavam absolutas muito antes do primeiro símio-esperto acreditar que leis foram criadas para serem burladas. Ou uma pior!, a mais egoísta: que só porque micus erctus é espertus, a fuça sonsa que ostenta é imagem e semelhança do criador! Ora, para um pé de alface o regador é Deus!

Não vemos porque nossa vista não alcança. Mas aquele buraco universal, voraz que deseja e depois suga, engolindo todos os corpos em volta, é a maior definição que encontro de um egoísta. Primeiro ele atrai, cumula-se de tamanha energia vital, a si mesmo insustentável, infla-se no vazio... até o momento em que, desnecessário à vida, implode trazendo todos os corpos de volta à luz. Ou melhor, trazendo luz aos corpos que ressurgiram de um suposto vazio. Assim como os buracos negros, o egoísmo talvez tenha importância vital no processo. Egoísmo, olha só que curioso!, possa ser que seja mesmo um mal necessário, vai entender... Phoda é imaginar um universo feito só de buracos negros e egoístas. Atrairiam mais o quê, para o seu inferno particular interior? E pensando a gente, que merda isso de conquistar para eclipsar depois, né não? Porque não guardar a prática aos fenômenos naturais os quais nossa vista, muito menos a van filosofia alcança? Sim. Digo bem van, em tudo lembra uma besta.

Vejam um exemplo prático de um egoísta em ação nos noticiários: Inconformado com o abandono, o astro, Lindenberg, 22, na rota de colisão com a natureza, seqüestra a namorada Eloá, 15 anos. Nas negociações com a polícia, o buraco negro da estupidez ,tratou a volta de outro corpo que orbitava o casal, Naiara... 18 horas mais tarde, da janela do cativeiro, Naira pede calma aos familiares.

Eu não vejo porque as pessoas teimam em não associar pequenos amadores da boçalidade, com os grandes algozes da humanidade, tipo Hitler, Mao, Osama, Chávez, Zé Dirceu, gente que atira filhos pela janela... Apoiam-se em que? Na dimensão do delito? É por isso que tento radicalizar na ética em tudo que diz respeito à vida em sociedade. Dos princípios mais básicos, nunca atravessar na frente do direito de um outro cidadão, à forma como encaro qualquer conduta criminosa. É claro que ninguém aqui é santo! Mas minha tolerância com egoístas em essência é zero! Simplesmente porque meus direitos conquistados são tão sagrados quanto os de todos os demais. Quer razão mais justificável? Então é em mim que penso, afina! Repito: o outro é o fim e o princípio de tudo na vida, companheiros*. Parece complexo, contraditório, mas depois que se acostuma fica molinho manter-se na sentença que é de vida. Uma sentença de vida em comum acordo com a natureza.

Ao contrário do que disse certa vez o Jabor “a burrice continua intacta”, acredito que a burrice é camaleoa, podendo se tornar muito atraente em determinados momentos da história – quem não vê beleza ou sente-se atraído, por exemplo, no negro da paisagem na foto? Mas tem um porém (sempre tem, no mínimo, um)... Egoísmo + burrice igual a... Diz daí, Aldir Blanc: “Teve assalto estupro, bomba, bala que não foi normal, mas só morreu no conflito, maninha, o pacifista local”.

Até aqui, dedicado ao fragmento (1º parágrafo, entre aspas) do texto de Kari Mendonça

Aliás, Kari, desconfio com meus 2 pés - atrás e na base - das pessoas mais sociais possíveis. Gosto mais dos meus poucos, fieis e sinceros amigos. Se me contrariarem é porque, certamente, dei a eles bons motivos.

*Já, este recado, é dedicado a uma pessoa muito especial que conheço apenas virtualmente. Mas com a troca de idéias se tornou uma das pessoas mais especiais pra mim. Pense bem, Jo, a máquina é simplesmente o veículo que nos mantém conectados. O que importa não é a máquina, mas a conexão! Então, vai daqui, na íntegra um e-mail que te passei outro dia e que diz exatamente como venho tentando levar minhas amizades:

Jo, eu sou um egoísta. Um maldito de um egocentrista! Então é pro meu benefício esse desejo: eu preciso, somente pro meu bem estar, apenas para a minha vida ficar melhor, que você fique bem! Você acabrunhada, com seu filho adolescente por perto, recebendo e percebendo o seu abatimento, não interessa nada aos meus propósitos de felicidade. Quer dizer, no fim, é em mim que eu penso o tempo todo, tá vendo? Sou um filho da puta egoísta, Jo! Então, o Eu mandão, aquele senvergonha de dizer, "me obedeça!", esse EGO do tamanho do planeta, espera que você já esteja digerindo o que considerou, talvez, o fracasso do ano. Se isso já está acontecendo, perdoe a intromissão. Perdoe, também, o fato daquela conexão que inventei num único objetivo interesseiro de me aproximar de você, maldito mentiroso!, não estar funcionando hoje. Você triste, é provável que ela não funcione nunca. De que me adiantaria? Vê como só penso em mim? Enfim, se já passou ou está passando a fase das lamentações, considere apenas que sou um egoísta e agora pode me deixar em paz.

Por minha vez continuarei me concentrando em você, pensando no seu bem, só porque a mim Me faz bem.


Em tempo: acaba de acabar o seqüestro das duas adolescentes. Lindenberg, buraco negro da vez, desta vez e de uma só vez, pode ter levado uma das meninas, corpos vivos celestiais, pro fundo de seu poço raso e vazio. Felizmente, não tão solitário e vazio quanto o dele próprio.

Um comentário:

  1. Não desconfiar dos que são sociáveis com todos é quase impossivel. Quem é social demais acaba ficando sozinho, virando o egoísta que você disse.

    Engraçado, um amigo meu [aquele que dormi na casa dele] fez um desenho ilustrando exatamente tudo o que você disse: o buraco negro da solidão e do egoísmo, e mais tanto colorido em volta, e sua porta fechada.

    Adorei, capitão, adorei. =D

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)