sábado, 4 de outubro de 2008

A Revanche


E se fôssemos capazes de inverter o caráter das palavras? Não estaríamos bem próximos de cumprir uma puta missão nesse mundo? Puta que pariu essa idéia! Comecemos por "vingança", que tal? Da vingança à ação. Afinal, o que seria (no sentido, nem é mais) a vingança, senão uma ação contrária em força e proporção?


Quando me tiveres lido - disse André -, joga fora este livro e sai. Gostaria que te tivesse dado o desejo de sair. Do que quer que seja, tua cidade, tua família, de teu quarto, teus pensamentos. Não leves meu livro contigo. Se fosse para te conduzir, tomaria a tua mão direita - a esquerda a teria ignorado - e te diria, esqueça-me. Que meu livro te ensine a te interessar mais por ti do que por ele próprio - depois por tudo mais - mais do que por ti. (André Gide)

Eis-me na essência (em teoria).

É difícil? Mas quem disse que seria seria fácil? Pratique, féla!

7 comentários:

  1. Pô... você citando André Gide me fez lembrar que li esse cara com uns 14, 15 anos. meu Deus. Acho que foi o imoralista... Qualquer dia vou reler o imoralista. Obrigado por me fazer lembrar disso.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  2. Serjão,

    coloquei uma imagem -p/ 'provocar', mesmo- naquele post "Avante Brasil", vc viu?
    Eh o 'emblema' do filme "V de vingança".

    Invertemos o caráter das palavras!

    Bração procê.

    ResponderExcluir
  3. Dauri, essa citação veio d'Os frutos da terra. E auto-ajuda mais chique não há!

    Mas, como estamos em guerra, mudemos o tom de Gide pruma coisa mais Full Metal Jacket, Kubriquiana, afinal estamos em guerra. Eu no bom combate. Aí diria assim:

    Quando me tiveres lido, mané!, joga fora este livro e sai, caralho! Gostaria que te tivesse dado o desejo de sair! Do que quer que seja, tua cidade, tua família, de teu quartinho, e dá porra de teus pensamentos! Só pensas merda! Então, não leves meu livrinho contigo. Se fosse para te conduzir, bichona!, tomaria a tua mão direita - a esquerda a teria ignorado - e te diria, esqueça-me!, prego. Que meu livro te ensine a te interessar mais por ti do que por ele próprio - depois por tudo mais - mais do que por ti, boiola!

    ResponderExcluir
  4. ps.: claro q esse tom não é contigo Dauri. É só pros que precisam ouvir assim pra reagir. Alias, pra mim mesmo, as vzs.

    ResponderExcluir
  5. Teu blogui é dinâmico, Gabi. Tinha visto não. E repara que sou freqüentador* assíduo de você.

    Fiquei PUTO com a queda do trema. Porque anularam a única acentuação qu'eu sabia direitinho como usar?!

    ResponderExcluir
  6. Isso foi pra mim?

    ja viu meu comentário dos presentes? hahaha ta por fora mofi, nada é fácil ahahha



    ;****
    te amo ô txiôôÔ

    ResponderExcluir
  7. Ô ma petit, como ia dizer "Pratique, féla!" pra você?

    "Féla" não é coisa q se diga a uma Dimenórzinha querida. Féla é pr'esses féla das p... marmanjo feito eu.

    Ó, já te mandei emeio, recado por aqui, pelo skype... Tou te caçando direto, vc é q tá pulando daqui pra lá de lá pra cá...

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)