domingo, 28 de dezembro de 2008

Kid Ory And His Creole Jazz Band



Edward Kid Ory (1886/1973). Kid Ory was the greatest trombone player in the early years of Jazz. He originally played banjo, but then switched to trombone. Perhaps his banjo playing helped shape the "tailgate" style of playing he later developed on the trombone. In the "tailgate" style, the trombone plays a rhythmic line underneath the trumpets and cornets. From 1912 to 1919 he led one of the most popular bands in New Orleans. Ory's Band featured many of the great musicians who would go on to define the Hot Jazz style. At various times King Oliver, a young Louis Armstrong, Johnny Dodds, Sidney Bechet and Jimmie Noone all played in Ory's band. In 1919 Ory relocated to California for health reasons. He assembled a new group of New Orleans musicians on the West Coast and played regularly under the name of Kid Ory's Creole Orchestra. In 1922 they became the first African-American jazz band from New Orleans to record. They used the name of "Spike's Seven Pods of Pepper Orchestra" and recorded the songs "Ory's Creole Trombone" and "Society Blues". In 1925 he moved to Chicago, and played regularly with King Oliver, Louis Armstrong and his Hot Five and Hot Seven and with Jelly Roll Morton and several other Chicago groups. During the Depression Ory played very little and ran a chicken ranch with his brother. When the Dixieland revival occurred in the 1940's, Ory found his style of music back in vogue. He revived Kid Ory's Creole Orchestra in 1943 and was able to continue to play, tour and record Jazz until he retired in 1966.

No bom português: só Edu salva! essa postagem. Este é um som maravilhoso, que para os "monoglotas", troglos como eu, mereceria algumas pinceladas de conteúdo na língua pátria. O que sei sobre esse tradicional dixieland jazz é de intuição apenas, de que alguns CDs do autor descansam em paz na cabeceira de Woody Allen e a qualquer momento do dia (deste dia) ele vai por pra tocar, enquanto desenvolve outras tantas deliciosas cenas de cinema.

Edu, a porta dos comentários é serventia da casa... Só mais um recado: a qualidade do áudio está íntegra, límpida absolutamente impecável. O álbum é uma compilação caseira, produzida pela Reco-records (pois é, a genérica começa a se impor) com fragmentos de remasterizações de outros álbuns, já que os originais da época tinham o som realmente muito ruim, como o próprio Edu comentou no Jazz Back'Yard e um exemplar completo da obra, remasterizado, não consegui encontrar.

Kid Ory And His Creole Jazz Band

20 comentários:

  1. Sérgião, estou saindo de viagem mas assim q houver chance faço uma pesquisa rápida e escrevo “um tico” sobre o tema.Parece q saiu uma cx resmasterizada em 1999 pelo selo “anão” Jsp , (os cds q tinha eram de 1990 pela Columbia) organizada pelo engenheiro de som John R.T.Davies.Parece q o trabalho ficou sensacional.Colocaram faixas adicionais ainda dos álbuns “Louis in NY” e “St.Louis Blues”.O trombonista q vem na minha cabeça quando penso em Armstrong é o Jack Teagarden .Edú.

    ResponderExcluir
  2. Assim q escrever será postado, Edu. Bela viagem doismil e nova!

    ResponderExcluir
  3. Como vês, acabei de postar comentário depois de ler tuas dificuldades aqui, lá no teu blog. O que está se dando? Uma breve incompatibilidade de (almas) gêmeas? Q seja breve! Como poderei viver sem você, Galllllllllllllllvã?!

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: e ainda testei entrar no sônico pelo link do teu. Tá tudo certo, Galvã. Quisquisito...

    ResponderExcluir
  5. Já to pegando. Trombone é foda!
    Como quem dá recebe em dobro! Coloquei lá no EuOvo o som de uma banda canadense que são 3 saxes, bateria e baixo.
    São os Shuffle Demons - e os caras fazem um jazz - com pitadas pop, rock etc e tal.
    è pra entortar o cabeção.
    abs,
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. So pra protestar ! Protesto !

    ResponderExcluir
  7. Enciúma não, Quietinha...

    ResponderExcluir
  8. Ve-ja-mos? (!!!) Depois me chama de pentelho...

    ResponderExcluir
  9. Em tempo prum bom jogo de palavras:
    Isso é som sem senões, Sininho.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkk... eu sabia que tu ia estrilar!
    mas é um "vejamos" inocente, de quem não conhecia, oras!
    mas já baixei, tô ouvindo e adorando, de verdade.
    Me sinto em new orleans lá pelos idos de miloitocentos e tal e coisa, teletransportada.

    beijos e super 2009 procê!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!
    Procê tbm!

    Mas vamos nos falando, até lá. Meu passaporte são tuas mãos, moça... Então não desgruda de mim enquanto der. Depois a gente se perde por aí.

    ResponderExcluir
  12. okeyos! vamos nos falando sim =)

    ResponderExcluir
  13. Também fugia desse tipo de gravação. Ainda fujo, mas, diante do seu testemunho, farei minha cópia.

    ResponderExcluir
  14. este então é uma alegria rasgada!
    dixieland era o carnaval americano da época.

    kid ory... basta dizer que foi ali que começou um tal de louis armstrong...

    ResponderExcluir
  15. só pra u entender..essas sao gravações originais??to prcurando por isso a muito tempo e n acho..me diz se é...kkk

    ResponderExcluir
  16. Originais as gravações são. Só não é um álbum original. Aliás, é o mais original dos álbuns, fui eu q montei. KKKK! São músicas avulsas que peguei num programa de baixar música chamado soulseek.

    Marlon, as músicas são ótimas e a qualidade está excelente! Acho q isso é o melhor de tudo.

    ResponderExcluir
  17. valeu cara...vou conferir..eu tb achei esse aq..no anyswing.com

    http://rapidshare.com/files/125651772/Kid_Ory_s_Creole_Jazz_Band_-_This_Kid_s_The_Greatest.rar

    confere aeh tb...falow

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)