sexta-feira, 28 de outubro de 2011

René Thomas (Guitar Groove) 1960




O guitarrista belga Rene Thomas fez sua estréia como  líder neste encontro em 1960 para o selo Jazzland. Residente em Quebec, naquele momento, Thomas é acompanhado por um elenco de personagens americanos em seu “Guitar Groove”. No baixo Teddy Kotick - época em que este era, de uma só vez, membro do Horace Silver Group e do grupo de Bill Evans... No sax tenor, o mago JR Monterose, junta-se a René a partir de intervalos com o seu próprio disco solo "The Message". Albert "Tootie" Heath, em seguida, entre passagens por combos com JJ Johnson e os Jazztet, além do então menino, Hod O'Brien, ao piano. Músicos da mais alta patente, como improvisadores qualificados sempre sabem quando fazer concessões em benefício do ajuste do grupo. Além dos três números originais (compostos por J.R. Monterose, em que M.T.C. é dos momentos mais felizes, para o álbum), os mergulhos do quinteto no livro de standards de jazz, tornam versões obrigatórias "Like Someone in Love" (de Burke e VanHeusen), um libelo aos Gershwin, “How Long Has This Been Going On?"... De Monk, "Ruby, My Dear", e de Miles Davis, "Milestones". Por vezes os músicos são quase respeitosos ao extremo, embora a centelha fornecida pela pontuação de Heath ilumine e traga o calor necessário a todas as interpretações. Thomas se comporta da forma refinada e econômica como é praxe entre os grandes guitarristas de sua geração, e os que o influenciaram, seu toque tem um fluxo requintado e simples. Reserva "How Long"... para si próprio, se estendendo por seis minutos, acompanhado apenas por pinceladas de Heath e Kotick, discretíssimos. Embora tenha feito contribuições substanciais para reuniões com Chet Baker, Sonny Rollins, Stan Getz e outros, “Guitar Groove” é indiscutivelmente o momento mais forte da carreira de René Thomas. Finalmente solo e como líder!

Como dito acima, René Thomas nasceu na Bélgica, em Liege (1927). Foi considerado um dos maiores guitarristas de jazz da década de 1960. Nos Estados Unidos, tocou com os melhores músicos da época, entre eles Stan Getz, Miles Davis, Toshiko Akiyoshi e Jack McLean. No retorno à Europa, em 1962, excursionou e gravou com Chet Baker, Bobby Jaspar, Kenny Clarke, Eddy Louiss, Luky Thompson e mais um monte de gente boa. Infelizmente, um ataque cardíaco fulminante abrevia-lhe a vida ainda aos 48 anos, em 1975, na Espanha.

Pro navegante, uma prova do enorme talento do moço em questão - e claro, da patotinha da pavirada que o assessorava...  

Guitar Grove, faixa 4: M.T.C.

René Thomas (Guitar Groove) 1960

20 comentários:

  1. sergio san,

    sempre garimpando jóias da música...obrigadão...tô curtindo a radiola...

    abraçsons

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Pituco San, pela visita, mas na verdade devemos agradecer também ao blogger q voltou a te dar acesso aos comentários, já que é certo q vc nunca deixou de dar uma passadinha por cá.

    Quanto ao René, discaço, amigo, discaço!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um disco do Thomas, da série Jazz In Paris (Meeting Mr. Thomas René Thomas) e é muito bom. Esse postado tá meio salgado no Amazon, mas com uma cozinha dessas (o Hod O'Brien é formidável, um excelente pianista, com uma pegada muito vigorosa), quem sabe?
    Ou então, no final do mês, na Bikelojinha?!?!
    Abração e valeu pela lembrança!

    ResponderExcluir
  4. Mr., antes, valeu a vinda, mas quanto ao álbum, está no texto: "esse é o melhor do René". É bom demais esse disco, meu cumpadi! Mas, pelamordideus (sem hipocrisia), compre o original. Porram............ quando o preço for real, isto é, dentro da nossa sua realidade. A lojinha está aqui pra fazer mais ou menos a diferença do real pro surreal... Mas, como sempre, falei demais. Vc sabe disso tudo muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Beleza, Serjão, vc está de volta e sempre com informações relevantes.
    Vou tentar achar do soulseek este e outros mais...
    Abração!!

    ResponderExcluir
  6. Mas este está no link aki encima, Fig!...

    Quer dizer que conseguistes se entender no soulseek? Agora terás o q desejar.

    Valeu a visita!, mas o álbum está linkado cá, prestenção, rapá...

    ResponderExcluir
  7. Serjão,
    ainda estou "apanhando" um pouco mas vou me virando com o Soulseek; eu não havia visto mesmo o link do álbum, mas com o seu alerta, já fui lá baixar....rsrsrs
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Grande Sonic Man, quero reaparar uma falha minha. Não agradeci o suficiente o presente que voce me deu outro dia la no Leblon.Gentle Giant é bom pra c!@#$%¨&*aralho !!!! Então mando a voce um grande abraço agradecido por um CD tão bacana,interessante e ,pelo que sei, raro.
    E aparecendo coisas que voce ache que me interessarão pode me emailziar:andre.tandeta@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sergio, Bom estar falando com vc. Foi um prazer conhecê-lo e estar aí justamente na semana da reuniao dos músicos e blogueiros. Breve voltaremos e entraremos em contato para reve-lo. Parabéns pelo seu blog e até breve. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Caro Sérgio, passei pra te dar um alô. Gostei muito te conhecer e do seu blog, participando assim de vários outros. Breve estaremos aí no Rio novamente e entraremos em contato para nos revermos. Um abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  13. Prezado Mestre, este álbum eu tenho, digamos assim, in natura. Realmente muito bom.

    Quanto à capa do Dick Garcia, entre em contato com jazzseen@live.com

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  14. é um gozador...

    Meu amigo, desde 2007, tem sido um prazer te conhecer... Mas... rolacapa ou isso é mais um de seus truki?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Bom gente, andei bem ocupado esses dois dias. Então vamos por partes: Fig, não demora muito, estará craque no soulseek. É o que eu digo sempre, se eu consegui todo mundo consegue.

    Mr. Tandeta, só o fato de vc ser fanzão dos Monteiro Lobato do som (Gentle Giant), pra mim já é o suficiente para considerá-lo amigaço! Abraços.

    Handiara, reparei q penaste para postar comentários aqui, já aconteceu e ainda acontece comigo direto, a culpa é do blogger. Mas claro que quando vc e o grande batera Fig estiverem por ca, RJ, é só chamar que eu vou ao encontro de vcs. Ah! vou tentar ir ao aniversário de Olney!

    Mr. John, amei o Dick Garcia! Como sempre, você é meu mestre e eu sou seu aluno.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  16. Prezado, venha participar conosco do espetacular Desafio Jazzseen 2011!

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  17. Cara, que presente de fim de ano! Foi mesmo por acaso encontrar este disco. Eu já o havia procurando antes e nunca encontrei na rede. Havia até me esquecido...
    Só mesmo o acaso para criar grande surpresas :)
    Valeu brother! FEliz 2012!

    ResponderExcluir
  18. Eu te acompanho meu bom, e apanho várias pérolas nos campos do senhor! Vai daí q ... C bem vindo e pode se espalhar por aka!


    Feliz 2012 idenmente pra vc e os seus. E continuemos o nosso trabalho de desenterrar tesouros como este.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Meu caro, seria possível vc subir um novo link deste álbum? Ouvi a prévia disponibilizada e realmente achei muito bom, contudo não encontro um link funcionando em lugar nenhum. Grato pela gentileza, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. thiago, se vc ler a últma postagem do blog verá q essa coisa de postar discos já deu o q tinha q dar - ao menos pra mim. só este q vc me pede outro link, eu já renovei o mesmo, no mínimo 3 vzs. A coisa funciona (ou disfunciona, melhor dizendo) assim: A gente posta o link, os primeiros (cerca de 4 ou 5) q chegam baixam e "eles" detonam o link ("eles", o desconhecido a serviço do mercado). Então, se vc me disser um baixador ao qual eu possa linkar este Rene Thomas q dure mais do q os links q conheço é só dizer q disponibilizo o álbum pra vc, combinado?

    Descule e grato pela força.

    ResponderExcluir

Uma obra de arte é um ângulo apreciado
através de um temperamento.
(Emile Zola)